Pesquisar este blog

domingo, 19 de setembro de 2010

Linguagem musical

                                       Parâmetros Sonoros


     Parâmetros sonoros são elementos constituídos de qualquer som. Serão considerados os quatros parâmetros básicos: Altura, Duração,Intensidade e timbre(ADIT)-,embora haja músicos que trabalham com outros mais. Cabem comentários a respeito de cada um deles.


Altura- Indica se o som é agudo ou grave. No senso comum, usam-se"grosso" e "fino" para se referir à altura do som.Dizer que alguém tem voz fina significa que a voz é aguda; dizer que determinado locutor de rádio tem a voz grossa, significa que a voz é grave. Em música, utilizamos esse parâmetro por meio dos termos "alto" e "baixo". Alguns instrumentos musicais têm sons graves (contrabaixo, tuba, tímpano etc.), enquanto outros são reconhecidamente agudos (triângulo, flauta piccolo, ocarina etc.).

Duração- O tempo em que o som existe no espaço.Pode-se dizer que o tique-taque do relógio é uma série de sons curtos, e que o ronco emitido durante o sono é longo .Pela alternância de sons longos e curtos se contrói um ritmo.

Intensidade- Determinará se o som é mais forte ou mais fraco. No dia a dia, as pessoas se referem a ele por meio da palavra volume: "abaixe o volume da TV!", "o som está alto!". Para não haver confusões de nomenclatura em um ambiente musical- uma vez que alto e baixo são características de altura , utilizamos as palavras fraco ou leve em lugar de baixo, e forte em lugar de alto.

Timbre- A identidade do som. Sabe-se qual é a fonte de um determinado som por meio do seu timbre: é possível reconhecer as vozes de entes queridos porque cada um tem um timbre único; do mesmo modo, uma colher de pau tem um timbre diferente de um de metal ou de plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário