Pesquisar este blog

domingo, 19 de setembro de 2010

Linguagem Teatral

                                                      Teatro de sombras

            Manifestação artística originária da Índia ou China, por volta de 5000 a.C. A técnica consiste na utilização de uma tela, como um lençol estendido, por exemplo, para esconder atores e boneco que por sua vez, pela incidência da luz sobre seus corpos, são projetados nessa mesma tela. Assim, as histórias são narradas por esses bonecos, que podem ser articuláveis ou não. Esse tipo de teatro é considerado o precursor do cinema.

                                                    Boneco de Sombra

           Figura  chapada e que conta com duas dimensões. Nesse recurso lúdico, a imagem se realiza atrás da tela em decorrência da projeção de luz.


                                                 Luz Cênica

           A luz intervém no espetáculo; não é simplesmente decorativa, mas participa da produção de sentido do espetáculo. Suas funções dramaturgicas ou sígnicas são infinitas:iluminar ou comentar uma ação, isolar um ator ou um elemento da cena, criar atmosfera, dar ritmo à representação, fazer com que a encenação seja lida, principalmente para a evolução dos argumentos e dos sentidos etc. A luz é um dos principais enunciadores da encenação, pois comenta e pode fazer a marcação e articulação do espaço e do tempo. Enquanto materialidade, a luz é matéria que tem fluidez e flexibilidade, toca os sentidos e dá o tom da cena, agindo sobre a imaginação do espectador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário